- Marcámos os vasos, indicando a condição a testar (pH) e o número do
grupo e da turma.
- Regámos com as 4 preparações diferentes tendo o cuidado de fazer um
prato com folha de alumínio para evitar
mistura de liquido.
-Colocámos as plantas em tabuleiro identificado junto a uma janela na
sala de preparação.
-Após uma semana anotámos o aspeto das plantas.
E isto foi o que observámos...
No início da semana, estas foram as plantas que preparámos...
...e este foi o aspetos delas uma semana depois de regadas com soluções de diferentes pH:
Tornou-se evidente que pH menores (soluções mais ácidas) destroem o coberto vegetal. Curiosamente, a solução de maior pH (mais básica) não revelou ser tão danosa para a planta. Este facto poderá estar relacionado com a forma como um meio mais ácido torna o solo mais pobre por promover reações químicas com nutrientes do solo, eliminando-os.
Esta hipótese é reforçada pelo facto do próprio papel de alumínio que cobria os vasos ter sido corroído no vaso regado com a solução mais ácida, o que é ilustrado na foto com a nossa professora de Ciências Naturais:
Muito interessante! Agora conseguimos compreender os danos que a chuva ácida provoca quando cai sobre zonas verdes!
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