Este foi um projeto inacabado...

2020 foi um ano muito atípico. 

A pandemia de coronavírus obrigou as escolas a fecharem e o ensino passou a ser à distância durante todo o 3º período em toda a Europa. 

 Assim, o trabalho da equipa Climatex ficou inacabado. Várias tarefas ficaram infelizmente a meio porque preocupações maiores se levantaram. 

 A nossa equipa tinha já escrito para várias entidades solicitando informações sobre a chuva ácida a nível nacional e local. Solicitou também a várias entidades - escolas e empresas da região - a instalação de pontos de recolha de precipitação para fazer a medida de pH da precipitação seca e húmida. 

 Os pontos de recolha foram instalados, foram feitas algumas medidas de pH, mas não houve tempo para a recolha sustentada de dados. Só podemos adiantar que as poucas medidas que fizemos indicavam um valor de pH de precipitação neutra, nada de chuva ácida, felizmente! 

 Fechamos este blog com as fotos dos nossos pontos de recolha de precipitação e com algumas de fotos no laboratório de Química a fazermos a leitura do pH da chuva. 

 Faltou o tratamento dos dados dessas medições e o plano de sensibilização da comunidade para a adoção de hábitos que diminuam a emissão de gases que provocam as chuvas ácidas (andar mais a pé, de bicleta e de trasportes públicos, reduzir, reutilizar e reciclar, evitar viagens de avião desnecessárias, apelar ao legislador para tornar obrigatórios combustíveis mais verdes...) que pretendíamos levar a cabo através de fotos nossas. 

 Ficou a reflexão e o sabermos mais sobre o tema das chuvas ácidas e de como a Química e Ciências andam de mãos dadas. 

 Deixamos as fotos de de um dos grupos da equipa a medir o pH da chuva recolhida ...



...de um dos nossos pontos de recolha...


...e terminamos desejando umas boas férias para todos, com muita saúde!


Comentários